PS/Valongo quer menos chefes e mais apoio social

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 26 jul (Lusa) -- O candidato do PS à Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, assumiu hoje como um dos seus objetivos a redução das chefias autárquicas para metade para libertar verbas que se possam canalizar para a emergência social.

A "redução de 50% das chefias da câmara para reforçar o Fundo Municipal de Emergência Social de apoio às famílias mais carenciadas e às crianças em risco alimentar" é um dos 12 compromissos que o candidato "fez questão de assumir com a população de Valongo", segundo um comunicado que emitiu.

Reduzir o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para "ajudar as famílias e empresas" e rever a política de estacionamento pago para estimular o comércio tradicional da cidade, são outros dos compromissos anunciados.

Repetindo a candidatura em Valongo, onde já tem experiência autárquica como vereador sem pelouro, José Manuel Ribeiro aposta em "abrir um novo ciclo de governação e em pôr cobro a um longo período de exercício de poder, por parte do PSD, que já dura há 20 anos", assinala o comunicado.

José Manuel Ribeiro, 41 anos, é licenciado em Relações Internacionais e com um MBA em Gestão de Empresas pela Universidade Católica do Porto e técnico sénior na Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

Foi deputado na Assembleia da República, vereador sem pelouros na autarquia de Valongo, e deputado na Assembleia Municipal e na Assembleia Metropolitana do Porto, onde exerce funções de porta-voz nas duas bancadas.

O candidato apresenta hoje, ao final da tarde, os mandatários da sua candidatura: o professor Jacinto Soares, de Ermesinde, e o geógrafo e ator João Pires.

José Manuel Ribeiro enfrenta nesta corrida eleitoral, em Valongo, João Paulo Baltazar (PSD), Eliseu Pinto Lopes (BE), Alexandre da Silva Teixeira (CDS-PP) e Adriano Ribeiro (CDU).

JGJ/SYF // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Política

Subida do salário mínimo para 920 euros em 2026 publicada em Diário da República

O diploma que fixa o aumento do salário mínimo para 920 euros em 2026 foi publicado esta segunda-feira em Diário da República.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".